quarta-feira, 13 de abril de 2016

LIDERANÇA FINANCEIRA E A QUALIDADE DE VIDA



Vivemos um tempo em que muito se ouve falar sobre qualidade de vida. Uma infinidade de pessoas busca por isso, ocupando boa parte de seu tempo trabalhando mais que a jornada normal a fim de ter um expressivo salário. Será que investir tanto tempo lutando para conseguir dinheiro é garantia para viver bem? A Bíblia apresenta respostas para todas as nossas perguntas, e ela nos ensina a importância da sensatez e do equilíbrio.

Pv 3:21 - Meu filho, guarde consigo a sensatez e o equilíbrio, nunca os perca de vista.

O equilíbrio é a base para a qualidade de vida. Para uma pessoa estar nesse padrão é necessário assumir a liderança de todas as áreas de sua vida, inclusive a financeira. É exatamente neste ponto que muitos ficam estagnados, sem saber como fazer.

Toda pessoa que não sabe como desempenhar a liderança de suas finanças, precisa buscar ajuda - aprender com quem vive este padrão. Essa percepção funcionará como um treinamento que estimulará o seu pensamento e o conduzirá à uma mudança de mentalidade. Mas lembre, a caminhada em direção à liderança financeira deve ser feita com o cuidado de se guardar em relação ao estresse. A irritabilidade, insatisfação, dificuldade de concentração, déficit de memória, fadiga e alteração do sono são sintomas que muitas vezes estão atrelados à carga de trabalho e por si só, já comprometem a qualidade de vida.

Os líderes financeiros são pessoas que procuram por novos estoques de respostas dentro de suas próprias mentes, mas também buscam estoques de respostas nas mentes de outras pessoas e em suas condições de vida e de trabalho.

Um detalhe que compromete o sucesso financeiro são as crenças erradas que guardamos em nossas mentes. Uma delas é gastar energia e tempo atendendo às necessidades de pessoas ao nosso derredor quando elas nem chegaram a demandar essa ajuda. Muitas vezes são situações que representam lutas específicas delas, tornando-se questões que nos oferecem possibilidades de perdas ainda maiores.

Como atingir a qualidade de vida por meio da liderança financeira? Um caminho é buscando ajuda do maior de todos os líderes: Jesus Cristo. Ele manifestava seus pensamentos sem fazer imposição dos mesmos. O Mestre também não pressionava aqueles que se encontravam próximos dele, ou seja, Ele amava e com isso revolucionava.

Mc 4:33 - Com muitas parábolas semelhantes Jesus lhes anunciava a palavra, tanto quanto podiam receber. 

Trazendo estes conceitos para a nossa vida podemos compreender que não devemos viver sob a visão daqueles que nos boicotam; também não podemos nos submeter às pressões daqueles que estão ao nosso derredor. A nossa atitude em relação às essas pessoas deve ser a de amar, fazendo o que precisa ser feito. Uma outra coisa importante é respeitar nossa própria inteligência, considerando as ideias que vem à mente além de estudar para ampliar o conhecimento destas áreas. Mas de tudo o que precisa ser feito, o mais importante é se aproximar de Deus, fazendo dele um amigo. Assim, seremos também amados e amparados por Ele.

Sl 127.2 - "Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem."
Pra. Ana Cunha

P.S. Texto produzido como resultado de foto-leitura feita no livro " Revolucione sua qualidade de vida - navegando nas águas da emoção" de Augusto Cury, enquanto buscava respostas para perguntas relativas à liderança financeira.

2 comentários: