domingo, 8 de janeiro de 2017

SE VOCÊ PODE SONHAR, VOCÊ PODE REALIZAR




Gn 28:12-13 - E teve um sonho no qual viu uma escada apoiada na terra; o seu topo alcan­çava os céus, e os anjos de Deus subiam e des­ciam por ela. Ao lado dele estava o Senhor, que lhe disse: "Eu sou o Senhor, o Deus de seu pai Abraão e o Deus de Isaque. Darei a você e a seus descendentes a terra na qual você está deitado.

Cada pessoa tem uma história de vida que lhe é particular. Todos têm um passado, e nele, as ações que foram praticadas da forma certa e da forma errada.

Jacó havia tomado atitudes na força de seu braço, a fim de ser abençoado – ele tomou a primogenitura de seu irmão e depois a bênção que seu pai tinha para ele. Agora estava fazendo uma nova rota – neste caso, motivado por um sentimento de fuga. Independente da motivação do seu coração, esteja certo que os sonhos surgem ao longo do caminho e, para realiza-los é necessário:


1. SAIR DO LUGAR

Gn 28:10 - Jacó partiu de Berseba e foi para Harã.

Jacó saiu de sua zona de conforto – da casa de seus pais. Ele precisou passar por um tempo sozinho, como que em um lugar deserto. Mesmo assim ele não recuou, não voltou ao perceber as dificuldades.

BERSEBA
  • Limite do país. Hoje representa o limite onde cada um de nós conseguiu chegar.


HARÃ
  • Lugar que Abrão habitou quando saiu de Hur, antes de chegar à Terra Prometida;
  • Local onde Jacó morou antes de voltar para a sua terra natal;
  • Séc XIX a.C. era um entreposto comercial;
  • Lugar de prosperar.

O lugar que você está hoje representa a transição entre o lugar que você saiu no passado e o que você chegará, se continuar firme. 

2. VENCER A ANSIEDADE

Gn 28:11 - Chegando a determinado lugar, parou para pernoitar, porque o sol já se havia posto. To­mando uma das pedras dali, usou-a como traves­seiro ­e deitou-se.

Jacó em um determinado momento de sua caminhada decidiu parar, sabia que não adiantaria continuar cansado e na escuridão. Ele chegou a procurar uma pedra para usar como travesseiro.

TRAVESSEIRO
  • Tem a função de deixar a cabeça, o pescoço e a coluna confortáveis durante o sono.
Na cabeça estão os órgãos dos sentidos – os acessos para a nossa alma. Já o pescoço é um dos pontos fracos encontrado no corpo humano – se for cortado perde-se a vida; a coluna vertebral é uma parte da estrutura corporal dos vertebrados.

A concretização dos nossos sonhos não passa pelo desgaste da nossa mente, do nosso corpo e nem tampouco da nossa vida. Quando decidimos descansar em Deus, Ele nos ajuda na realização de cada um deles. 

3. RECONHECER O SONHO COMO BÊNÇÃO – para si e para os outros

Gn 28:14 - Seus descendentes serão como o pó da terra, e se espalharão para o Oeste e para o Leste, para o Norte e para o Sul. Todos os po­vos da terra serão abençoados por meio de você e da sua descen­dência.

No momento em que Jacó tem o sonho ele ainda era uma rapaz solteiro, um peregrino, mas Deus já lhe mostrava o futuro.

ABENÇOADO
  • Bendito; que recebeu uma benção, uma graça de Deus.
  • Afortunado; que possuiu muita sorte financeira ou espiritualmente.
  • Que, por possuir o necessário, ocasiona bons resultados.
  • Quem é afortunado.
Deus é que planta sonhos em nossos corações e cada um deles, com um potencial abrangente – o de ser benção para os povos da terra. Toda conquista que você tiver, na área em que você conseguir realizar os seus sonhos, muitos serão alcançados. 

4. SABER QUE DEUS ESTÁ CUIDANDO DE TUDO

Gn 28:15 - Estou com você e cui­darei de você, aonde quer que vá; e eu o trarei de volta a esta terra. Não o deixarei enquanto não fizer o que lhe prometi". 
Quando o Senhor nos dá um sonho, Ele mesmo está assumindo um compromisso conosco – de nos ajudar na realização do mesmo. A promessa que o Senhor faz é a de que estará conosco até que tudo se estabeleça, e ainda, Ele deixa claro que é Ele que vai fazer o que prometeu.

Nm 23:19 - Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?


CONCLUSÃO: Ouse sonhar, seja como uma criança que não se preocupa com os recursos financeiros de seu pai e pede o que realmente deseja. Saiba que no tempo certo a bênção virá apressadamente.


Pra. Ana Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário