quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

A OBEDIÊNCIA RESGUARDA A FAMÍLIA


Gn 1:31 - E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o sexto dia.
 
Desde o princípio Deus criou todas as coisas e, em cada etapa concluída, sempre via que o resultado era bom. Ele preparou tudo para receber o homem, e uma das primeiras coisas foi a transformação da escuridão em luz. Essa ação foi feita antes da criação do homem, a fim de que ele não tropeçasse e ainda pudesse ver tudo o que havia sido preparado para ele. Mesmo assim o homem toma decisões erradas e fica deformado em seu caráter, veja algumas evidências:


1. TUDO ERA VAZIO

Gn 1:27-28 - Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Deus os abençoou, e lhes disse: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra".

Depois de fazer todos os preparativos, o Senhor fez o homem. No sexto dia Ele liberou sobre Adão algo que ninguém nunca poderia lhe dar: o fôlego de vida e o poder para dominar e não ser dominado.

Gn 2:7 - Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente.

O homem tinha acesso direto à Deus, mas ele se rebelou contra os princípios e foi tirado do lugar que Deus havia lhe colocado.

Gn 3:22-23 - Então disse o Senhor Deus: "Agora o homem se tornou como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Não se deve, pois, permitir que ele também tome do fruto da árvore da vida e o coma, e viva para sempre". Por isso o Senhor Deus o mandou embora do jardim do Éden para cultivar o solo do qual fora tirado.

Por causa da desobediência o pecado a maldição entraram na humanidade e o diabo começou a agir na família.


2. RIVALIDADE ENTRE IRMÃOS

Adão e Eva tiveram Caim e Abel – que apesar de serem irmãos, tinham pensamentos diferentes.

Gn 4:3-5 - E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. Com este episódio começa uma disputa entre os irmãos que culminou na morte de um deles, Abel. Semelhantemente, temos tido notícias de pessoas que matam por rivalidade, como se a raça humana estivesse se destruindo. 

 
Mesmo Caim matando Abel, Deus lhe deixou viver, para que ele tivesse a experiência de ter uma família – existem coisas que só sabemos depois que geramos filhos.

Gn 4:10-12 - E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra. E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão. Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra.

Deus amaldiçoou Caim e ele precisou andar como fugitivo. Hoje muitos estão fugindo porque não têm posturas que agradam o coração de Deus.


3. CORTANDO O MAL PELA RAIZ

 
Gn 4: 25-26 - E tornou Adão a conhecer a sua mulher; e ela deu à luz um filho, e chamou o seu nome Sete; porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel; porquanto Caim o matou. E a Sete também nasceu um filho; e chamou o seu nome Enos; então se começou a invocar o nome do Senhor.

Com a chegada de Enos na descendência do primeiro casal o Senhor passa a ser buscado. Depois de algumas gerações a Bíblia mostra a chegada de Noé nesta família.

Gn 4: 29 - A quem chamou Noé, dizendo: Este nos consolará acerca de nossas obras e do trabalho de nossas mãos, por causa da terra que o Senhor amaldiçoou.

 
Não muito diferente dos dias de hoje, a sociedade onde Noé estava inserida era contaminada com a violência e a desobediência. Mesmo assim, ele conseguiu ser um homem direito que vivia em comunhão com Deus.

Noé e sua família são exemplos de pessoas que não seguiram o mal e por isso foram salvos. Quando tomamos uma decisão alinhada com a vontade de Deus a salvação nos alcança e traz livramento para a nossa família. Ao receber o comando para fazer uma arca ele obedeceu. Deus lhe disse que mandaria um dilúvio, ele poderia ter apresentado argumentos, mas obedeceu.

Como nos dias de hoje, o povo estava em pecado e destruição total. Deus trouxe o dilúvio e a família de Noé foi salva. Como está sua família hoje?

Noé foi considerado louco por ter escutado a voz de Deus. As palavras do Eterno se cumpriram, Noé e sua família foram salvos.


CONCLUSÃO

Na Cruz Jesus fez algo extraordinário por você e sua família. Você pode até ser ridicularizado ou humilhado por crer nas promessas. Sua fé é o passaporte de entrada para a vida eterna. Deus tem muitas surpresas reservadas para nós.

Seja um modelo de fé para sua família. Faça como Noé, acredite que tudo vai ser bom e maravilhoso na vida de cada um de vocês.

Saida Maria Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário