quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

DEUS VÊ O QUE ESTÁ NO CORAÇÃO


Gn 6:3 - Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.

O homem foi criado por Deus, cada parte deste ser foi idealizado e executado pelo Eterno - antes de sermos filhos, nós somos obras de Suas mãos - é como se tivéssemos recebido em nós as Suas impressões digitais. E sendo assim, qual a razão que fez com que o próprio Criador se visse em contenda com a sua obra?

Gn 6:5 - E viu o senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração eram só má continuamente.

O Eterno nos conhece, somente Ele consegue alcançar por completo a motivação do nosso coração, aquilo que está em nossa alma. No tempo de Noé o Senhor decidiu destruir a humanidade, pelo nível de maldade que tinha em seus pensamentos.

Gn 6:7 - E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até o animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.

Para que a nossa vida não entre em destruição, os nossos sonhos e metas não se percam antes de produzirem resultados, precisamos tomar algumas posturas:


1. MUDAR OS PENSAMENTOS 

Mt 19:4 - Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse: Por que pensais mal em vossos corações?

Deus conhece os pensamentos que estão em nossos corações, Ele conhece sobretudo as motivações que nós temos. Ele enxerga que muitas vezes pensamos o que não é correto. 

Precisamos ter muito claro em nossas mentes que, como o Senhor esquadrinha os corações, nós não podemos mais caminhar com motivações erradas. Precisamos caminhar focados, sabendo o que queremos, sem tentar ludibriar Deus, os outros ou até nós mesmos.


2. MUDAR DE ATITUDE

Rm 12:2 - E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Nós precisamos mudar de atitude. Normalmente queremos muitas coisas, dentre elas, queremos o Senhor do nosso lado. Mas Ele disse que nós precisamos de mudança, a fim de experimentar qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Se a nossa postura desagrada à Deus Ele se afasta de nós – sua unção e a alegria que ela libera em nossa alma se perdem.

Ap 6:6 - E ouvi uma voz no meio dos quatro animais, que dizia: Uma medida de trigo por um dinheiro, e três medidas de cevada por um dinheiro; e não danifiques o azeite e o vinho.

Nós precisamos ser transformados - deixar de ter atitudes impensadas, descompromissadas. Não podemos viver os dias como se nós não tivéssemos um lugar para chegar, ou como se nós não tivéssemos ninguém sobre a nossa cobertura, ou até mesmo uma descendência nos seguindo. Nós temos um lugar para chegar, também temos um tempo para estar nessa terra. A nossa atitude não pode negar aquilo que nós desejamos.

A nossa linguagem também necessita de mudança, faz parte das nossas atitudes. Nós precisamos mudar e falar de coisas novas que estão em nossos corações. Para que a nossa vida seja uma vida de conquistas, aquilo que sai da nossa boca tem que ser alinhado com o que sai da boca de Deus.

Dt 6:6-7 - E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.


3. ROMPER COM O PASSADO

Ap 21:5 - E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: E; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.

Nós queremos estar caminhando em unidade com Deus, queremos conquistar os sonhos que estão em nossos corações. Jamais passaria em nossas almas a imaginação de que o Senhor poderia destruir todas as coisas, mas isso aconteceu.

A Palavra nos orienta a ter a postura de deixar o passado para trás, para que possamos viver a realização dos nossos sonhos, para que possamos ver a continuação dos nossos projetos.

2 Co 5:17 - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

Não podemos estar presos ao nosso passado. Amanhã o dia de hoje já será passado, e nós precisamos continuar avançando.

Ec 1:11 - Já não há lembrança das coisas que precederam, e das coisas que hão de ser também delas não haverá lembrança, entre os que não devia e depois.

Temos que entender que Deus fez tudo novo. Nós precisamos caminhar olhando para a frente. Deus nos deu novos desafios, novas metas e novos projetos; Ele quer que realizemos todos eles e para isso o passado tem que ser deixado de lado.


CONCLUSÃO

Chega de projetos inviabilizados, destruição, marasmo e recomeços. Nós não precisamos mais perder a nossa conquista para começar tudo de novo, podemos caminhar agregando os despojos. Que esse ano seja o ano em que as coisas acontecerão; definitivamente, que aquilo que se perdeu seja restituído; que tudo aquilo que morreu ressuscite; que esse novo tempo que se inicia seja o tempo em que o Senhor se agradará de você - pelo seu comportamento, caráter e integridade, assim como ele se agradou de Noé. Que sua família seja guardada, pelo nível de mudança que você vai experimentar daqui para frente, em nome de Jesus Cristo.

Pra. Ana Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário