segunda-feira, 23 de maio de 2016

COMO ENCARAR A RESPONSABILIDADE



1Co 13.4 a 5 - O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

Uma grande responsabilidade, sempre vem acompanhada de desafios e muitas vezes, de sacrifícios, medo e ansiedade. É necessário ter amor para saber que não importa o que você passe para cumprir essa responsabilidade, vai valer a pena. Só o fato de se encarar como responsabilidade, já mostra que é algo importante, de outra forma seria só mais uma coisa na vida. Mas de tudo, o mais importante é ter amor.

A nossa vida precisa ser um constante exemplo, porque não há como cobrar determinadas atitude das pessoas, se nós não formos exemplares.

O homem foi feito por Deus e assim o Senhor tem autoridade sobre ele. A mulher foi formada do homem e este passa a ter autoridade sobre ela. Os filhos são gerados a partir dos pais, que recebem autoridade sobre eles.

Cl 1:15 a 19 - o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas; também ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência, porque aprouve a Deus que nele habitasse toda a plenitude.

Esse é exemplo de Cristo para nós: Ele é antes de todas as coisas, Ele é a cabeça do corpo e nele toda a plenitude habita.

No jardim do Éden, depois do pecado, Deus pediu explicações a Adão e não a Eva. Deus falou com Adão como cabeça do lar e responsável pelas ações ali praticadas.

Gn 3:9 - Mas chamou o Senhor Deus ao homem, e perguntou-lhe: Onde estás?

Foi Adão que respondeu pelas ações da família, como o responsável do lar.

Gn 3:10 a 12 - Respondeu-lhe o homem: Ouvi a tua voz no jardim e tive medo, porque estava nu; e escondi-me. Deus perguntou-lhe mais: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses? Ao que respondeu o homem: A mulher que me deste por companheira deu-me a árvore, e eu comi.

Adão não procurou essa posição, como nenhum homem a procura, mas foi desde o princípio conforme o propósito de Deus, que faz todas as coisas segundo a sua vontade.

Ef 1:11 - nele, digo, no qual também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas segundo o conselho da sua vontade.


SERÁ QUE TEMOS SIDO RESPONSÁVEIS?

Precisamos nos avaliar, verificar se temos sido honestos, confiáveis, pontuais, trabalhadores, organizados, prestativos, justos, respeitosos, atenciosos. Qual dessas qualidades tem sido o nosso ponto forte?

Fp 3:16 - De qualquer modo, seja qual for o progresso que já fizemos, prossigamos andando nesse mesmo rumo.


O que significa ser responsável?

A responsabilidade está relacionada ao modo de agir, de forma a cumprir todas as obrigações que são inerentes a um indivíduo. São exemplos: pagar as contas do mês, fazer a lição da escola, finalizar todas as tarefas do trabalho, fazer todas as tarefas domésticas, etc. Uma pessoa responsável tem um senso de realização e orgulho correto, e isso aumenta sua autoconfiança.

Lc 6:38 - Dai aos outros e os outros vos retribuirão.


O HOMEM É O CABEÇA

Ef 5:23 - porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo Ele próprio o Salvador do corpo.

A posição de cabeça não é para ser vista como o mundo vê. Normalmente a compreensão é a de que o homem deve ser o ditador que reina dentro de sua casa. A autoridade que o homem tem, não está atrelada à sua origem, é uma autoridade confiada por Deus a ele. O homem exercita esta autoridade com firmeza e sabedoria, mas é Deus quem a mantém e a estabelece. Como Cristo é a cabeça da igreja, o homem é a cabeça da mulher e do lar.

1 Co 4:7 - Quem é que fez você superior aos outros? Por acaso não foi Deus quem lhe deu tudo o que você tem?


A MULHER É AJUDADORA

Gn 2:18 a 24 - Depois o Senhor disse: - Não é bom que o homem viva sozinho. Vou fazer para ele alguém que o ajude como se fosse a sua outra metade. Então o SENHOR Deus fez com que o homem caísse num sono profundo. Enquanto ele dormia, Deus tirou uma das suas costelas e fechou a carne naquele lugar. Dessa costela o SENHOR formou uma mulher e a levou ao homem. Então o homem disse: "Agora sim! Esta é carne da minha carne e osso dos meus ossos. Ela será chamada de 'mulher' porque Deus a tirou do homem." É por isso que o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa.

Na esfera dessa convivência, cabe a esposa santificar o seu cônjuge, trazê-lo para bem mais próximo do Senhor, não por meio de palavras, mas pelas atitudes e ações sábias. A esposa sábia é aquela que dá preferência aos bons métodos do que as palavras e os argumentos.

1 Pe 3:1-2 - Assim também você, esposa, deve obedecer ao seu marido a fim de que, se ele não crê na mensagem de Deus, seja levado a crer pelo modo de você agir. Não será preciso dizer nada, porque ele verá como a conduta de você é honesta e respeitosa.

As mulheres que são mães não devem transferir para os outros as suas responsabilidades. A a mãe gera o filho, ela é a escolhida por Deus para cuidar daquele ser, ela não pode em qualquer tempo da caminhada decidir sair história deste ser e entrega-lo para que outra pessoa cuide.

Agar gerou um filho com Abraão, mesmo não sendo este o filho da promessa. Quando ela se encontra com problemas com Sara, ela decide ir embora com o filho, mas, quando eles se encontram em dificuldades em pleno deserto, ela larga o menino em um canto e vai clamar a Deus, que le envia o socorro. O anjo do Senhor mostra que Deus viu a situação dela e a de seu filho.

A mulher sunamita quando percebe que seu filho, deixa os afazeres e vai em busca de socorro, para garantir a vida dele.

A viúva de Naum estava chorando a morte do filho, quando Jesus passou e sentiu misericórdia dela e o ressuscitou.

A atitude dessas mães contam muito a favor de seus filhos. Cuidar daqueles que nos foram confiados é uma atitude de responsabilidade.


SENDO FILHOS, COMO PODEMOS SER MAIS RESPONSÁVEIS?

Ef 6:1 a 3 - Filhos, o dever cristão de vocês é obedecer ao seu pai e à sua mãe, pois isso é certo. Como dizem as Escrituras: “Respeite o seu pai e a sua mãe.” E esse é o primeiro mandamento que tem uma promessa, a qual é: “Faça isso a fim de que tudo corra bem para você, e você viva muito tempo na terra.”

A responsabilidade é conquistada. Se alguma pessoa sente dificuldade em dar aos filhos responsabilidades extras, provavelmente é porque ela não tem interesse nas suas próprias responsabilidades. Temos que tomar cuidado pois essa é uma característica de pessoas irresponsáveis, que só fazem as coisas quando se sentem desafiadas, mas quando essa empolgação passa, elas perdem o interesse.

Mt 25:21 - Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.

Às vezes, não conseguimos imaginar o impacto de um ato responsabilidade, quanto ele pode refletir na vida de uma pessoa, mas com certeza, se praticamos o bem, o bem retornará. Portanto, se praticarmos o dom da responsabilidade, seremos pessoas melhores, mais confiáveis e principalmente capazes de servir ao próximo com muito mais eficácia.

Nada nesta vida é conquistado sem responsabilidade. Portanto, lutemos para que a nossa vida seja repleta de sucesso, vindo do esforço sincero em viver esse padrão.


Jaksilande Araújo de Lima

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada. Que você possa ser acrescentado com as outras palavras publicadas em nosso Blog.

      Excluir
  2. Aleluia...
    Tremenda palavra pra edificação da família!
    Parabéns Pra Ana e Jaksilande.👏👏👏👍✌

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Amigo. Que você possa ser ainda mais edificado pelas palavras aqui publicadas. O Senhor te abençoe.

    ResponderExcluir