sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

QUE HAJA LUZ


Gn 1:1 - No princípio, criou Deus os céus e a terra.

Em Gênesis vemos que Deus é o supremo criador de todas as coisas. Quando lemos que a terra era sem forma e vazia, vemos a ação divina – o Senhor começa a criar do nada.

Gn 1:2 - E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

Para Deus criar algo do nada é muito mais fácil - apesar de não haver nada impossível para Ele. A facilidade se dá em relação ao vazio, a algo que não requer continuidade. É como um desenho que precisa ser feito em uma folha de papel; se a folha estiver em branco, a pessoa cria algo de dentro dela, mas, se já existe algo iniciado esta mesma pessoa precisará dar continuidade naquilo que já foi feito, como se fosse aperfeiçoa-lo.

O Senhor deseja nos encontrar vazios de nós mesmo, vazios das coisas desse mundo. Infelizmente muitas vezes nos encontramos cheios de opiniões próprias, de argumentos.

Jr 18:2-6 - Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas, como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer. Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? Diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.

Quando vamos à casa do oleiro, somos desmanchados e feitos um vaso novo. Deus deseja nos encontrar "sem forma e vazio" para que Ele possa nos criar novamente, fazer uma nova história. Se esvazie de si mesmo, para que Deus lhe encha da Sua presença.

Gn 1:3 - E disse Deus: Haja luz; e houve luz.

Podemos ver neste capítulo da Bíblia o Senhor como o protagonista de toda a criação, Seu poder e caráter de único e verdadeiro Deus.

Quando Deus dá ordem para que haja luz, a luz aparece. Da mesma maneira Ele deseja nos tirar de uma vida de escuridão para nos levar a contemplar a Sua maravilhosa luz.

Gn 1:4 - E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.

Deus quer nos separar das trevas, da vida que vivemos fora de Seus princípios – Ele quer nos tirar da mentira, engano, desobediência, prostituição, vício, drogas. Ele quer nos dar luz, nos entregar vida e vida em abundância.

João 10:10 - O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

João 8.12 - De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.

Deus criou um plano para nos resgatar das trevas, para nos dar a Sua luz: Jesus. Ele é a luz do mundo.

João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Deus criou os céus e a terra, criou o mundo e tudo o que nele há, nos enviou o seu filho para nos dá vida. À medida que permitimos, Deus vem e nos cria novamente. Mas é necessário que Ele nos encontre vazios, para nos encher de Sua luz, Sua Palavra. A luz elimina a escuridão e torna tudo visível, nos permitindo ver o caminho.

João 14:6 - Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

Jesus é a luz que ilumina o coração do homem e revela o caminho para o Pai. Se esvazie e receba essa luz você também.

Talitta de O. Moreno Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário