segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

PORTAS FECHADAS


Gn 7:13-16 - E no mesmo dia entraram na arca Noé, seus filhos Sem, Cão e Jafé, sua mulher e as mulheres de seus filhos. Eles, e todo o animal conforme a sua espécie, e todo o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil que se arrasta sobre a terra conforme a sua espécie, e toda a ave conforme a sua espécie, pássaros de toda qualidade. E de toda a carne, em que havia espírito de vida, entraram de dois em dois para junto de Noé na arca. E os que entraram eram macho e fêmea de toda a carne, como Deus lhe tinha ordenado; e o Senhor o fechou dentro.
 
Muitas vezes durante a nossa caminhada nos sentimos perdidos, como se estivéssemos encurralados em um beco sem saída, e tudo que encontramos diante de nossos olhos são portas fechadas. Mas Deus quer nos fazer entender que Ele também age quando destas portas que estão fechadas.


A Bíblia mostra exemplos de pessoas que viveram transformações em momentos assim:


1. NOÉ

Gn 7:16 - E os que entraram eram macho e fêmea de toda a carne, como Deus lhe tinha ordenado; e o Senhor o fechou dentro.

Noé encontrou a salvação atrás de uma porta fechada. Muitas vezes oramos e pedimos socorro a Deus por certas coisas ou situações e ele nos diz não, ou, Ele mesmo nos pede algo que nos custe, como pediu a Abraão e a Noé – são níveis de renúncia, mas que no final impactarão em salvação.

Este homem pagou um preço para construir a arca, mas ele já havia decidido bem antes, quando decidiu ser íntegro mesmo estando em uma sociedade onde as pessoas eram más. Noé fechou a porta de sua vida para o pecado e Deus fechou a porta da arca para salvá-lo, e ainda incluiu toda sua família.


2. PROFETA ELISEU

2 Rs 4:32-34 - E, chegando Eliseu àquela casa, eis que o menino jazia morto sobre a sua cama. Então entrou ele, e fechou a porta sobre eles ambos, e orou ao Senhor. E subiu à cama e deitou-se sobre o menino, e, pondo a sua boca sobre a boca dele, e os seus olhos sobre os olhos dele, e as suas mãos sobre as mãos dele, se estendeu sobre ele; e a carne do menino aqueceu.

Eliseu despertou o menino morto dentro de um ambiente com uma porta fechada, mas o que chama atenção é a postura que ele teve diante dessa porta: Ele orou. A circunstância e a pressão lhe cercavam, mas ele buscou a face do Senhor.

Isso nos ensina que diante das portas fechadas devemos buscar ao Deus e saber que a porta aberta não é a condição para que o milagre ocorra, pois Deus faz o milagre acontecer independente da situação em que se encontra a porta.


3. A MÃE ENDIVIDADA
 
2 Rs 4:1-4 - E uma mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos. E Eliseu lhe disse: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite. Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas. Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o azeite em todas aquelas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia.

Outra pessoa que também teve uma experiência de mudança de sorte foi a viúva, ela teve suas necessidades supridas e ficou rica atrás de uma porta fechada. Ela mesma precisou fechar a porta, mas desta vez, em obediência ao que foi dito pelo profeta - ela obedeceu à palavra profética e prosperou.

Ela precisou obedecer, fechando a porta do ambiente, com para ver o milagre acontecer. Muitas vezes o Senhor nos dá uma ordem por meio daquilo que somos ministrados, mas nós não queremos ou não fazemos porque ficamos esperando um sinal de Deus ou algo miraculoso acontecer. E essa viúva não esperou por sinais, ela obedeceu e fechou a porta.

Estes três personagens tinha algo em comum: todos eles estavam do lado de dentro, o lugar onde o Senhor espera que estejamos. 

Mt 6:6 - Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. 

A Bíblia nos orienta que precisamos estar no centro da vontade de Deus como Noé; também precisamos estar em constante busca por Deus, como fez Eliseu; e por fim, ter uma atitude de obediência, como esta viúva.

Mesmo diante do caos nós veremos os milagres de salvação, restauração e provisão de Deus acontecer em nossas vidas, porque Ele também se revela por trás das portas fechadas.

Jo 20:19 - Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco.

Que a paz que excede todo o entendimento lhe alcance, em nome de Jesus.

Renata Rayane Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário