sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

QUEM É O JUSTO DESSA GERAÇÃO?


Gn 6:8 - Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor. O texto começa falando de um homem chamado Noé, que mesmo vivendo em meio uma geração maligna, se manteve firme em sua fé e obediência e foi escolhido por Deus para mudar toda uma humanidade. 

Isso nos mostra que a nossa postura em meio às adversidades tem um resultado, porque o Senhor sempre nos vê. Noé em meio aquela geração maligna, conseguiu chamar a atenção de Deus e alcançou o seu favor por ser o justo daquela geração. Nós também podemos ser os justos da nossa geração. Mas para isso precisamos ter algumas características muito importantes, encontradas em Noé:

Gn 6:9 - Esta é a história da família de Noé: Noé era homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus.


1. SER JUSTO  

O que é ser justo? É Ser uma pessoa honesta, pura, íntegra, que não se deixa ser influenciada, mas é firme em suas convicções. Por estas características Noé alcançou a atenção de Deus, pois é essa postura que Ele espera de nós - que não deixemos ser influenciados, mas que sejamos influenciadores dessa geração.

Et 9:4 - Mardoqueu era influente no palácio; sua fama espalhou-se pelas províncias, e ele se tornava cada vez mais poderoso.


2. SER ÍNTEGRO


Noé era um homem íntegro junto aos seus contemporâneos. Isso fala de honestidade, legitimidade – características que Deus espera encontrar em nós.


Muitas vezes falamos coisas e não cumprimos, esquecendo que todas as nossas ações são acompanhadas por Deus. Naquele tempo a humanidade não tinha em quem se espelhar, mas hoje temos Jesus.


Mt 22:16 - Enviaram-lhe seus discípulos juntamente com os herodianos que lhe disseram: "Mestre, sabemos que és íntegro e que ensinas o caminho de Deus conforme a verdade. Tu não te deixas influenciar por ninguém, porque não te prendes à aparência dos homens.



3. ANDAR COM DEUS


Esse é o ponto mais importante de todos, pois andar com Deus significa ter uma aliança com Ele, vivendo uma vida de comunhão, ouvindo sempre a Palavra, mas também obedecendo aos Seus mandamentos.


Dt 8:6 - Obedeçam aos mandamentos do Senhor, o seu Deus, andando em seus caminhos e dele tendo temor.


Noé vivia esse padrão de andar com Deus em obediência. Temos que entender que só alcançamos o favor de Deus se tivermos aliança com Ele.


Assim como Noé conseguiu ser encontrado fiel à Deus, mesmo inserido em uma geração maligna, nós também podemos. Hoje o Senhor te chama para ser o justo dessa geração e viver uma vida cheia de graça e favor dele.


Vera Lúcia Rodrigues da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário