segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

DEUS E SUAS PERGUNTAS



Gn 3:09-13 - E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses? Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi. E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto?

No livro de Salmos, capítulo 139, vemos três atributos de Deus:

1. ONISCIENTE

Sl 139:1-4 - Senhor, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces.

Deus sabe de todas as coisas sem esforço algum, Ele tem todo conhecimento. O salmista diz que Deus nos conhece em tudo, desde as coisas mais simples como se assentar, andar e deitar, até as mais difíceis como os pensamentos e palavras antes mesmo de serem ditas. 


2. ONIPRESENTE

Sl 139:7-12 - Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim. Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa.

Ele está em todos os lugares! Como o salmista declara, para Deus não existe distância, altura ou profundidade, pode ser o lugar mais escuro e escondido, mesmo assim Ele estará lá e, por ter esse atributo, ele pode contemplar todas as obras de nossas mãos.


3. ONIPOTENTE

Sl 139: 13-16 - Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe. Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.

Deus também tem todo poder. Vemos nestes versículos que, mesmo quando ainda estávamos sendo gerados no ventre de nossa mãe, Deus já sabia tudo sobre nós (Onisciência). Ali estava presente gerando a vida e formando nosso ser (Onipresença). O próprio Deus nos trouxe a existência, nos tornando no maior milagre de todos que é o da vida.

Mas então, se Deus sabe de todas as coisas, consegue estar em todos os lugares ao mesmo tempo e tem todo poder, por que Ele fez essas perguntas ao homem? Será que Ele já não sabia de todas as respostas? Certamente sim!

É comum quando estamos meio que “distraídos”, fazermos perguntas que não são muito necessárias, onde as respostas são bem óbvias, porém, não podemos nos comparar com Deus, pois as perguntas feitas por Ele, foram mais que necessárias para aquele momento.

Alguns tipos de perguntas geralmente terão dois tipos de respostas: Desculpas e Justificativas. Mas essas não eram as respostas que Deus esperava naquele momento, na verdade, Deus nem queria respostas para aquelas perguntas, pois o seu objetivo era outro. Mas para realizar na vida do homem o que Ele queria, Deus utilizou um método diferente, que inclusive é usado em outros momentos na Bíblia, Deus usou perguntas do tipo:

ONDE ESTÁS?
Ora, Adão e Eva estavam no Jardim! O jardim era um espaço físico criado por Deus onde o homem habitava. Vamos comparar então a nossa igreja local com esse jardim. Era no jardim aonde Deus se encontrava com o homem, mas nesse dia, mesmo vendo Adão, Deus pergunta “Onde estás?”. Adão estava naquele espaço físico, mas seu espírito não tinha mais comunhão com Deus, porque a partir do momento em que pecamos, morremos espiritualmente, o nosso espírito se desliga do de Deus.

Is 59:2 - Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.

O homem foi criado para ter comunhão com Deus, mas onde é que você está hoje? Deus não quer saber informações ou o endereço da sua igreja, Ele pergunta se você ainda está no lugar da comunhão, não se engane, estar ou fazer parte de uma igreja, não significa que você está no lugar que Deus quer que você esteja.

QUEM TE MOSTROU QUE ESTAVAS NU?
Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses? Assim como o corpo, o espírito também tem suas vestes e estas vestimentas são espirituais. Deus quer que você faça uma autoavaliação, cadê suas vestes? Depois do pecado, Adão conseguia enxergar perfeitamente a sua nudez física, mas Deus estava falando aqui da nudez espiritual. Adão sempre esteve nu no seu físico, mas nunca no seu espírito e isso não era motivo pra que ele se escondesse de Deus.

Quem mostrou a Adão que ela estava nu, foi o seu próprio pecado, não foi a serpente, pois foi Adão quem comeu do fruto da árvore ao qual Deus havia proibido que eles comecem. Depois do pecado, o homem precisava de vestes novas, Deus sabia disso, é tanto que foi preparar, para ele, vestes com pele de animais, mas primeiro Ele quis tratar das vestes espirituais, pois a nudez física não é mais importante que a espiritual.

Cl 3:10 - E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou.

POR QUE FIZESTE ISTO?
É como se Deus perguntasse, porque você pecou? Muitos no lugar de Adão, talvez tivessem algumas desculpas e fossem dar várias explicações, todas sem justificativas. Deus queria que o homem refletisse, afinal, ele não tinha motivos para pecar. Eles não tinham falta de nada, mas Deus havia dado o livre arbítrio. Não use a sua liberdade para se afastar da presença de Deus e desagradar o seu coração. Use sua autoridade para dizer não ao pecado, você pode! Deus te fez perfeito, não busque invenções.

Ao fazer essas perguntas, Deus não queria se mostrar superior ou envergonhar o homem, pelo contrário, queria tratar o seu caráter. Você não é Adão e Eva, mas assim como eles, você também erra e Deus te faz essas perguntas, pois ele quer:
Que você reconheça o lugar onde você está. Deus te preparou um jardim, quer que você viva nele, mas mais importante que estar em um jardim, é estar na presença de Deus.

Lc 15:18 - Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti.

Que você confesse os seus pecados. Pecou? Então confesse! Se confessarmos, essa é a condição para ser perdoado.

I Jo 1:9 - Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

Que você se arrependa. O primeiro passo para o arrependimento é a confissão de pecado. Você confessa, Deus perdoa e como forma de arrependimento, você muda de atitude e não vive mais naquela prática.

Mt 3:8 - Deem fruto que mostre o arrependimento.

Sendo assim, quais são as perguntas que Deus está lhe fazendo hoje? Você está no lugar da comunhão? Como estão as suas vestes? Limpas, sujas, rasgadas? O que você está esperando para voltar ao lugar da comunhão? Por que não fez ainda? Por que você fez isso?

Lembrando, Deus é Onipresente, está em todos os lugares, Ele viu o seu pecado, viu você se afastar e se desviar, mas Ele também é Onisciente, sabe de todas as coisas e conhece o desejo do seu coração, conhece o teu desejo por mudança e o mais fantástico, Ele é Onipotente e tem poder para transformar toda a sua história e passado, basta você querer! E por isso Ele te pergunta: Você quer?


Ivanete Silva de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário